Projeto Caridade 2024

Proj. Caridade Pessoal 2024 ∙ 2º trim.

Projeto Caridade Pessoal
2024 - Ano VIII
Fundação Espírita Cárita

A Atualidade do Evangelho de Jesus

Segundo Trimestre:
O compromisso do Espírito em sua dimensão no plano das emoções.

“A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho [...]. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo.”
[O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 11 – 8]

5. Maio

³³ Buscai primeiramente o Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

[Mateus, 6:33]

4. Abril

¹¹E disse: Certo homem tinha dois filhos. ¹² O mais novo disse ao pai: Pai, dá-me a porção que me cabe da propriedade. Ele repartiu os recursos entre eles. ¹³ Não muitos dias depois, reunindo todas as coisas, o filho mais novo ausentou-se do seu país para uma região distante, e lá dissipou a sua propriedade, vivendo dissolutamente. ¹⁴ Depois dele gastar todas as coisas, houve naquela região uma fome severa, e ele começou a passar necessidade. ¹⁵ E, partindo, associou-se a um dos cidadãos daquela região, que o enviou aos seus campos para apascentar porcos. ¹⁶ Ele desejava saciar-se com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava. ¹⁷ Mas, caindo em si, ele disse: Quantos assalariados do meu pai têm abundância de pães, e eu aqui pereço de fome! ¹⁸ Após levantar-me, irei ao meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; ¹⁹ não sou mais digno de ser chamado teu filho; faze a mim como um dos teus assalariados. ²⁰ Levantando-se, dirigiu-se ao seu próprio pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, compadeceu-se, correu, lançou-se sobre o pescoço dele e o beijou repetidamente. ²¹ Disse-lhe o filho: Pai, pequei contra o céu e diante de ti, não sou mais digno de ser chamado teu filho. ²² Disse o pai para os seus servos: Trazei para fora a principal estola e vesti-o, dai um anel para sua mão e sandálias para os pés. ²³ Trazei o novilho cevado, sacrificai-o e nos deleitemos, comendo-o. ²⁴ porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado. E começaram a deleitar-se. ²⁵ O seu filho mais velho, porém, estava no campo. Assim que chegou e se aproximou da casa, ouviu música e danças. ²⁶ Convocando um dos servos, informava-se sobre o que seria isso. ²⁷ Ele lhe disse: O teu irmão chegou, e teu pai sacrificou o novilho cevado, porque o recuperou saudável. ²⁸ Ele ficou irado e não queria entrar. O seu pai, porém, saindo, o exortava. ²⁹ Em resposta ao seu pai, disse: Eis que te sirvo há tantos anos, jamais negligenciei um mandamento teu, e nunca me deste um cabrito para deleitar-me com meus amigos. ³⁰ Quando chegou este teu filho, que devorou os teus recursos com prostitutas, sacrificaste para ele o novilho cevado. ³¹ Ele, porém, lhe disse: Filho, tu estás sempre comigo, e todas as coisas minhas são tuas. ³² Era necessário, porém, nos deleitarmos e alegrarmos, porque teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.

[Lucas, 15:11-32]