• -

Só se constrói algo realmente grandioso quando sustentado pela fé que impulsiona, ilumina e aquece a vontade. Estamos trabalhando como instrumentos, pois a obra não é nossa, é de Jesus.

Lar-Escola Terezinha Delamare

O Lar Escola Terezinha Delamare caracteriza-se como uma Instituição Privada Filantrópica sem fins lucrativos, e é mantida por ações solidárias dos trabalhadores da Fundação Espírita Cárita e pelo convênio com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

A creche atende atualmente a quase 100 crianças 0 a 5 anos de idade, todas pertencentes à famílias que residem nos bairros Copacabana, Jardim Leblon e adjacências. O atendimento é em período integral, garantindo alimentação de boa qualidade, formação de hábitos de higiene, sono e outros necessários ao desenvolvimento integral das crianças.

Justificativa e Objetivos

O Lar-Escola Terezinha Delamare foi construído à partir de um ideal de um dos trabalhadores da Fundação Espírita Cárita, o Sr. José Luiz Henriques Dutra, “o Vovô Dutra das crianças”. Conta-se que há muitos anos ele teve uma visão de uma menina que se denominou “Terezinha Delamare” e que lhe esclareceu sobre a missão que tinha de construir uma casa para abrigar crianças e retirá-las das ruas.

Vovô DutraCom o esforço de toda a instituição e a ação solidária de muitas pessoas, o Vovô Dutra conseguiu realizar este sonho. Em 1º de setembro de 1998 foi inaugurado o LAR-ESCOLA TEREZINHA DELAMARE.

Só se constrói algo realmente grandioso quando sustentado pela fé que impulsiona, ilumina e aquece a vontade. Estamos trabalhando como instrumentos, pois a obra não é nossa, é de Jesus”

José Luiz Henriques Dutra “Vovô Dutra” 01/09/1998.

A instituição localiza-se no bairro Copacabana, área de grande vulnerabilidade social, apresentando um grande número de famílias que buscam vagas para suas crianças em creches. O prédio é próprio e conta com salas amplas e ventiladas, biblioteca, vários banheiros, berçário, sala de reuniões, cozinha e refeitório, parquinho, área verde, pátio coberto, secretaria, livros e brinquedos em quantidade adequada às necessidades das crianças.

O Lar-Escola Terezinha Delamare caracteriza-se como uma Instituição Privada Filantrópica sem fins lucrativos, e é mantida por ações solidárias dos trabalhadores da Fundação Espírita Cárita, através de campanhas, bazares, festas, carnê-creche, eventos diversos e pelo convênio com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte que constitui importante parceria, assegurando o funcionamento da mesma.

Crianças estudando

O conveniamento com a PBH tem possibilitado a implementação das propostas pedagógicas da SMED/BH, através do acompanhamento e da participação da coordenadora e professoras nos cursos oferecidos pelo GERED e GECEDI. Desta forma, a parceria torna-se indispensável para a garantia de qualidade do trabalho da instituição, seja na entrada de recursos, seja no investimento da qualificação de seus profissionais ou no desenvolvimento de projetos que privilegiem a infância.

O funcionamento do Lar-Escola Terezinha Delamare se faz essencial considerando a importância dessa instituição para a comunidade local.

Objetivos Gerais

Crianças apresentando trabalhinho

O trabalho desenvolvido no Lar-Escola Terezinha Delamare, norteia-se pelos princípios de fraternidade e solidariedade, tendo por finalidade a educação e o cuidado às crianças de 0 a 6 anos, bem como seu desenvolvimento integral nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Para tanto pretende:

• Atender a crianças na faixa etária de 1 a 6 anos em horário integral;
  • Ofertar um atendimento de qualidade que garanta o desenvolvimento integral das crianças, através da indissociabilidade do cuidar e educar;
  • Proporcionar à criança formação adequada ao seu processo de desenvolvimento, respeitando suas diferenças individuais, econômicas, sociais, étnicas e religiosas;
  • Fundamentar as discussões pedagógicas no documento Proposições Curriculares da Educação Infantil, que colocam a criança na centralidade de todo o processo educativo.

Objetivos Especificos

• Proporcionar às crianças um ambiente estimulador do processo de interação com o ambiente que a cerca, com o conhecimento e com o outro;
  • Propiciar atividades desafiadoras que estimulem o ato de pensar, que sejam significativas e prazerosas, respeitando sempre as necessidades e a realidade das crianças;
  • Incentivar e criar oportunidades para o desenvolvimento da criatividade, da ludicidade, da expressão artística e corporal, bem como do desenvolvimento de outras linguagens próprias da infância (trabalho com as múltiplas linguagens);
  • Estimular a participação e presença da família nas atividades da instituição;
  • Possibilitar o exercício constante de respeito a si próprio e ao outro, trabalhando no cotidiano valores próprios da infância.

Registros

EscolaLar-Escola Terezinha Delamare
CNPJ: 16839839/0002-39
Registro SMED: 315/2016