Roteiro para a realização do Culto do Evangelho no Lar:

1. Escolha o dia de sua preferência (sugerimos um dia em que seja possível a realização periódica do Culto).

2. Escolha um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar, e certifique-se de que os aparelhos eletroeletrônicos estejam desligados.

3. Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. Na falta dessa podem ser utilizados copos, qualquer um, em número correspondente aos participantes do Culto.

4. Sente-se à mesa, mantendo sempre um ambiente harmônico e acolhedor.

5. Faça a prece de abertura, de preferência uma espontânea, pois o importante é o sentimento da fé e a confiança na Proteção Divina.

6. Faça uma leitura breve de O Evangelho Segundo o Espiritismo (ou uma outra obra de cunho cristão), comente com palavras próprias e simples, o trecho lido. Ainda que no início haja certa timidez, com o correr do tempo os comentários surgirão mais espontaneamente pois que os Espíritos amigos estão sempre nos auxiliando na compreensão dos textos selecionados.

7. Todos os participantes poderão tecer comentários, caso o desejem, mesmo que estes levem a assuntos pessoais e/ou a diálogos, desde que sempre pertinentes ao tema em foco. O Evangelho no Lar é, antes de tudo, uma reunião de Espíritos que buscam, através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do Mais Alto para suas dificuldades e necessidades. Reforçamos que este momento não deve ser solene ou ritualístico, mas uma oportunidade de elevar-se os pensamentos em torno de reflexões sobre a mensagem de Jesus.

8.Para incentivar a participação dos filhos ou demais membros, inclusive dos pequeninos, que podem ser convidados a interagir com desenhos e demais atividades lúdicas, é conveniente complementar a reflexão com outras mensagens, com um breve comentário após a leitura. Assim, todos participam e interagem.